A partir de 15 de junho, será proibida a entrada de turistas nacionais e estrangeiros nas famosas minas de sal de Maras, localizadas na província de Urubamba, em Cusco.
A empresa MaraSal S.A. disse em um comunicado às instituições e operadoras de turismo que a medida de restrição é por razões de saúde, pois o produto natural e medicinal é consumido no Peru e no mundo.
Ele explicou que a presença de agentes contaminantes, como escarro, cabelos, papéis, plásticos descartáveis, pontas de cigarro, entre outros, foi registrada.
Os visitantes que costumavam entrar nas piscinas de cristalização de sal de Maras agora não poderão fazê-lo e, a partir de 15 de junho, a excursão terminará no ponto de vista geral.
«Os acessos serão devidamente marcados para dar melhor fluidez à visita dos turistas», conclui a declaração.
O distrito de Maras está localizado a uma hora e meia da cidade de Cusco; esta cidade faz parte do circuito turístico do Vale Sagrado dos Incas.
Em sua jurisdição estão as piscinas de sal mais impressionantes de Cusco, que são alcançadas por uma estrada. Todos os dias, centenas de turistas concordam em contemplar a produção de sal natural.